terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ENVELHECIMENTO E ATIVIDADE FÍSICA

A prática de atividades físicas pelo grupo da terceira idade é uma questão que tem que ser abordada com muita atenção. A População brasileira com o passar dos tempos está cada vez mais velha. Conforme o Caderno de atenção básica destinado ao envelhecimento e saúde do idoso do ano de 2006, relata que no ano de 2050, a expectativa tanto no Brasil quanto no mundo é de que existam mais pessoas idosas do que adolescentes abaixo de quinze anos.
Isso é um indicador de que nossos sábios idosos estão vivendo mais, e é necessária uma orientação de atividades físicas para que essa população tenha uma vida mais saudável. Para melhor compreensão do que seria o idoso, vamos ver o que o estatuto do idoso, escrito pelo Senador Paulo Paim em 1º de outubro de 2003, vem a nos dizer.
De acordo com o estatuto do idoso, é considerada uma pessoa idosa aquele ser humano acima de 60 anos. No artigo terceiro, na pagina 23, o estatuto do idoso faz a seguinte referência: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetiva¬ção do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
Sou a favor de tudo que foi transcrito acima, e ainda mais quando se fala sobre o direito à saúde, pois a saúde deve ser tratada tanto em caráter físico quanto psicológico. Para que o idoso venha a ter uma melhora em seus níveis de longevidade, a atividade física deve ser introduzida de forma gradativa e prazerosa, sem a obrigação dos clichês de estética que a nossa sociedade vive. E porque a atividade física viria a contribuir com a saúde do idoso?
Com o envelhecimento, a pessoa passa a ter diminuições no conteúdo mineral ósseo (massa óssea), muscular (massa muscular) e na aptidão física (níveis de força, flexibilidade, resistência muscular, aptidão cardiorespiratoria, tempo de reação e equilíbrio).
Segundo o Caderno de atenção básica destinado ao envelhecimento e saúde do idoso do ano de 2006, existem alguns benefícios da pratica de atividades físicas, que servem também para os idosos, tais como: melhora do funcionamento corporal, diminuindo as perdas de caráter funcional, preservando a independência, redução do risco de morte por doenças cardiovasculares, melhora do controle da pressão arterial, manutenção da densidade mineral óssea, com ossos e articulações mais saudáveis, melhora da postura, do equilíbrio, do peso corporal, diminuição do conteúdo de gordura corporal, melhora da qualidade do sono, combate ao stress, elevação dos níveis de auto-estima e diminuição dos níveis de ansiedade. Alguns estudos de caráter cientifico vem contemplando a importância do treinamento com pesos(musculação) para esse grupo tão especial. Mas isso é um assunto para outro momento!
Caso deseje uma orientação em atividades físicas de caráter personalizado, entre em contato com o número de celular ou e-mail deixado logo abaixo! Até a próxima!

Rafael Ribeiro Germano
Professor de Educação Física e Personal Trainer
Endereço de e-mail: rafael_rgermano@hotmail.com
Telefone para contato: 9958-4368

Nenhum comentário:

Postar um comentário