sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA VERSUS SEDENTARISMO

É visível nos moldes da sociedade em que vivemos perceber que as pessoas estão em um estilo de vida mais monótono sem a realização de atividades físicas regulares. Para melhor entendimento do que seja atividade física, a mesma irá ser conceituada logo a seguir.
Atividade física seria qualquer tipo de movimento realizado pelo ser humano envolvendo o componente músculo esquelético a fim de resultar em gasto calórico, como por exemplo, a caminhada. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam para 80,8% de adultos sedentários. A não realização de atividades físicas regulares por parte das pessoas, está acarretando uma crescente e vertiginosa proliferação de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na população do Brasil.
O sedentarismo está sendo ligado ao desenvolvimento dessas doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo, doenças coronarianas, diabetes tipo 2, obesidade, osteoporose, hipertensão e depressão. Para que essas patologias tenham uma redução considerável, é de suma importância que a população tome consciência dos benefícios que a atividade física trás para a vida.
A atividade física praticada regularmente propicia uma melhora nos níveis de condicionamento cardiovascular, interfere positivamente na prevenção de doenças do coração, aumenta consideravelmente os níveis de HDL (Colesterol Bom), eleva a resistência e a força da musculatura, fortalecendo também as articulações exigidas durante o dia-dia. Além disso, quando praticadas em grupos possibilita uma socialização entre os seus praticantes, podendo até mesmo ser uma forma de combate ao stress.
Os fatores maléficos da inatividade física devem ser tratados como problema de saúde publica. Pratique atividade física não como uma obrigação e sim como uma necessidade. Procure instituições especializadas que contenha profissionais de Educação Física para a orientação dessas atividades físicas. Como exemplo de instituições pode-se citar academias de musculação ou de natação ou contrate um educador físico que trabalhe de forma personalizada, um Personal Trainer, que possa planejar e estruturar o seu programa de atividades físicas.
Vale lembrar que somente a atividade física não trará todo o resultado que você espera, uma alimentação saudável e orientada deve ser inserida. Vale salientar que antes de praticar qualquer atividade física consulte seu médico, para que o mesmo possa liberá-lo para a prática.
Meu caro leitor, saia dessa monotonia e movimente-se, para que sua vida fique menos complicada, mais saudável e equilibrada!!! Caso deseje uma orientação em atividades físicas de caráter personalizado, entre em contato com o número de celular ou e-mail deixado logo abaixo! Até a próxima!

Rafael Ribeiro Germano
Professor de Educação Física e Personal Trainer
Endereço de e-mail: rafael_rgermano@hotmail.com
Telefone para contato: 9958-4368

Nenhum comentário:

Postar um comentário