domingo, 22 de janeiro de 2012

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA A POPULAÇÃO IDOSA

Treinamento de força, treinamento com pesos ou popularmente conhecido como musculação vem sendo indicado cada vez mais para a população idosa por seus benefícios a esses indivíduos. Desde a década de 90, pesquisadores demonstram que a musculação contribui positivamente para a melhora da capacidade funcional do idoso, como por exemplo à mobilidade, além disso, conforme os autores Fleck e Kraemer no ano de 1999, o treinamento de força é uma maneira de diminuir o declínio de força e massa muscular, resultando em uma melhor qualidade de vida.
Com o passar da idade, o ser humano tem perdas graduais de força, e conforme os autores Fleck e Kraemer no ano de 1999, essa perda deve-se pelo fato de que com o envelhecimento ocorre a perda de massa muscular sendo essa perda intensificada após os trinta anos de idade. Ao chegar na sexta década de vida, essa perda se intensifica tanto em homens quanto em mulheres. Com isso, a musculação vem a contribuir para o aumento dos níveis de força na musculatura, aumenta os índices de massa muscular, de massa óssea prevenindo doenças como a osteoporose e além disso fortalece as articulações. Mas não é somente isso, vejamos o que um estudo de cunho cientifico tem a nos dizer.
Em um estudo publicado na revista de medicina do esporte no ano de 2008, os autores da pesquisa objetivaram avaliar o equilíbrio, a coordenação e a agilidade de idosos submetidos há 24 semanas (6 meses) de treinamento de exercícios físicos, no caso o treinamento de força (musculação). Após os seis meses de treinamento, constatou-se uma melhora no equilíbrio, na coordenação e na agilidade dos idosos pesquisados. A musculação ainda pode ajudar a minimizar o risco de quedas, fato que é muito freqüente nessa população.
Caro leitor, espero que com essas informações vocês possam ter percebido que musculação é uma atividade benéfica para a saúde, inclusive para a saúde do idoso e que não deve ser somente tratada como moda para determinadas épocas do ano ou da vida! Vale lembrar que toda atividade física deve ser orientada por profissionais de Educação Física e toda prática precede de uma liberação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário