terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A ÉTICA DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

De acordo com o minidicionário LUFT (2000), “ética são conjuntos de regras e de valores ao qual se submetem os fatos e as ações humanas”, ou seja, refere-se ao moral dos homens. Desde os tempos primitivos os homens se organizam em sociedade para sobreviverem, e com sua evolução tem-se a necessidade de leis e códigos pessoais para que não existam conflitos e para que possam aprimorar o seu convívio com a sociedade.
No profissional de Educação Física, a ética tem que estar presente não somente quando receber o diploma no final do curso, mas sim durante toda sua formação como ser humano, ou seja, a ética vem da família e dos valores que são passados a este individuo que estará lidando com pessoas a todo o momento e que terá grandes responsabilidades.
Durante as aulas de Educação Física, os profissionais interagem com varias crianças de varias etnias e classe sócias e cabe a ele contribuir para a formação desses indivíduos como cidadãos de forma etiológica, para que futuramente possa essas crianças tornarem-se adultos mais completos e mais éticos.
Farias et al (2006) descrevem que ter ética é mais do que seguir leis pois os princípios da ética evoluíram com a evolução das noções de direito. Com isso adentrando na Educação Física, a criança tem direito de movimentar-se aumentando gradativamente a sua cultura corporal de movimento fazendo com que o seu desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo desenvolva. É importante ressaltar que a progressão físico-motora, percepto-cognitiva e psicosocial não dependem somente do profissional de Educação Física, mas também da população entender o quanto somos necessários para a evolução das capacidades do ser humano.
O fato que não podemos negar é de que cada vez mais o homem esta necessitando de um educador físico ao seu lado para que as suas condições de saúde melhorem diariamente. E para que possam confiar em nossas habilidades temos que nos manter informados sobre quaisquer aspectos relacionados à saúde, pois poderemos estar lidando com uma cardiopatia por exemplo e precisamos saber como prescrever uma atividade física para esse grupo especial.
Retomando aos valores éticos do profissional de Educação Física não devemos esquecer que ser profissional e ter profissão são dois caminhos antagônicos. Uma profissão é adquirida facilmente é só esforçar-se que logo terá onde trabalhar. Porém ser profissional é tudo isso dito anteriormente com uma primordial diferença o amor à profissão e o cuidado ao corpo de quem você estará cuidando. O cuidado com o corpo é algo muito importante nos dias atuais, muitas pessoas procuram academias para que possam estar com o corpo esculpido, fato que nos remete aos padrões impostos pela mídia, afinal que homem não gostaria de estar com um abdome definido. Cabe a nós profissionais da área combater esses modelos e segmentos que dizem ser “saudável” e demonstrar o sentido real de saúde e bem-estar.
Farias et al (2006) relata que a humanização no oficio da profissão de educador físico se faz através da pratica com sensibilidade, competência e cheia de emoções. A dedicação é um fator preponderante para que a Educação Física seja mais bem vista pela sociedade.
A pesquisa no campo da Educação Física é um fator a ser discutido principalmente no que desrespeita a pesquisa com seres humanos. Utilizar-se de seres humanos para elaborações de projetos e conclusões de pesquisas e algo comum no campo da saúde. Porém no artigo de revisão denominado “Introdução às diretrizes internacionais e nacionais sobre ética em pesquisas envolvendo seres humanos: Relação na Educação Física” realizado por Botelho e capinussu (2006) relatam que ao realizarem uma pesquisa com seres humanos deve-se tratá-los com dignidade sempre respeitando sua autonomia.
Portanto considero a ética de suma importância na área do educador físico, pois ele está em constante contato com o ser humano e é dele que se necessita para a realização de nosso trabalho sempre com dignidade e respeito ao proxímo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário